Após o ato sexual, em geral, as pessoas são acometidas por uma deliciosa sensação de bem-estar, ficando felizes e relaxadas em sua plenitude. No entanto, existem casos em que o sentimento após o orgasmo é de tristeza, depressão, angústia, um grande vazio, sem motivo aparente. Essa situação é mais comum do que imaginamos, e é a chamada de Disforia pós-sexo ou Tristeza pós-sexo.

Em alguns casos, em vez de compartilhar o momento prazeroso com a parceria a pessoa, que sofre com a disforia pós-sexo, pode apresentar um comportamento grosseiro após a relação sexual, podendo afetar diretamente o relacionamento.

Estudos apontam que a disforia pós-sexo pode ser mais comum em pessoas que já apresentam algum distúrbio da saúde mental.

Embora essa seja uma situação comum às mulheres e aos homens, o público feminino experimenta episódios de disforia com maior incidência.

Mas por que isso acontece?

Na verdade, existem várias hipóteses, inclusive, pode ocorrer uma combinação de fatores, que ocasionam essa depressão pós-sexo, como por exemplo:

Depois do orgasmo, o cérebro libera serotonina e endorfina, que estão ligadas à sensação de prazer. A hipótese levantada é que o excesso dessas substâncias possa promover o efeito contrário, ou seja, quando os efeitos da euforia terminam, pode haver um gatilho para disforia;

Alguns especialistas alegam que a disforia pode ser produto de uma educação sexual muito opressiva, em que o sexo possa gerar questionamentos ou angústia para a pessoa;

Estresse psicológico, outras disfunções sexuais ou fatores culturais, também são possíveis causas para que esse estado se manifeste.

Por ser complexa e diversa, a sexualidade precisa ser melhor compreendida e estudada, principalmente na fase da “Resolução”, estado psicológico e fisiológico que acontece logo após a atividade sexual. Essa fase ocorre ainda que a pessoa não chegue ao orgasmo, mas tenha tido uma atividade sexual satisfatória e prazerosa.

O sexo tem que ser uma relação de bem-estar e prazer, logo os especialistas recomendam que, ao apresentar qualquer sintoma, as pessoas procurem ajuda médica, pois existem diversos tratamentos para a disforia pós-sexo, de acordo com cada necessidade.

Se você conhece alguém que esteja passando por essa situação ou se já vivenciou algo assim, deixe nos comentários. Será uma prazer bater um papo com você!!