A lubrificação feminina é produzida pelas glândulas do colo do útero, pela descamação de células da parede vaginal e pelas glândulas de Bartholin e Skene.
O processo de lubrificação se divide em dois tipos, o que mantém a região íntima saudável, com a sua umidade natural e o que ocorre no momento da excitação.
A lubrificação responsável por manter a região íntima úmida é originada no útero e no canal vaginal. Com a PPK constantemente úmida garante-se o conforto e o bem-estar da saúde da mulher.
Já a lubrificação que garante o conforto no momento da excitação é proveniente das glândulas de Bartholin e de Skene. Elas são responsáveis por preparar a PPK para o ato sexual. As glândulas de Bartholin ficam localizadas logo na entrada da vagina, em ambos os lados e as glândulas de Skene ficam ao redor da uretra.
Hormônios como o estrogênio também tem papel importante na lubrificação. O estrogênio estimula o funcionamento das células e das glândulas mantendo a região hidratada. Quando entra em desequilíbrio pode acarretar ressecamento vaginal, que é uma condição bastante incômoda provocando coceira, ardência e tornando a hora do sexo muito dolorosa.
Algumas fases da vida da mulher pode ocasionar a queda do estrogênio e consequentemente a diminuição da lubrificação, como a menopausa, durante o período de amamentação, em alguns tratamentos do câncer de mama e após cirurgias do sistema reprodutor.
A falta de lubrificação pode ter outros fatores associados, tais como baixa na libido, depressão, ansiedade, falta de preliminares e estímulos antes do ato sexual (sexo no modo automático), uso de alguns anticoncepcionais, tabagismo entre outros.
É importante procurar ajuda médica quando o ressecamento passa a ser constante, pois existem vários tipos de tratamento, de acordo com a causa.
Mas... E quando a mulher lubrifica em excesso, pode ser um problema? Tendo em vista que não existe um padrão exato para quantidade de lubrificação, pois cada organismo tem suas próprias características, não tem nada de errado. Se a lubrificação for tão exacerbada a ponto de te incomodar, escorrer pelas pernas e deixar as roupas molhadas, aí sim você deve procurar ajuda médica, caso contrário tá tudo bem.
O mercado de produtos eróticos também pode ser um aliado. Existem LUBRIFICANTES com base em água que podem ser usados no dia a dia e principalmente na hora do sexo, ajudando a suprir a falta de lubrificação natural. No caso da ausência de preliminares e do sexo em modo automático, mudanças na rotina do casal, introduzindo novidades como ACESSÓRIOS, JOGOS ERÓTICOS e GÉIS FUNCIONAIS ajudarão bastante. Lembrando que, em casos de disfunção hormonal se faz necessário o acompanhamento do médico ginecologista.
Uma lubrificação saudável é extremamente importante para a saúde e bem-estar da mulher, portanto não hesite em procurar ajuda médica em casos específicos e a orientação de profissionais do mercado adulto. Nós, da Papo de Cumadre Sex Shop, teremos prazer em te orientar de acordo com a sua necessidade.



0 Comments
Postar um comentário