A Região Íntima Feminina, pela própria anatomia, é um local úmido e abafado, o que o torna bastante favorável a infecções. A secreção vaginal natural, (que deve ser transparente ou esbranquiçada e sem odor) responsável por manter a PPK saudável, tende a aumentar em dias mais quentes, podendo desequilibrar a flora vaginal, facilitando a proliferação de fungos e bactérias.

                                                       

Precisamos ficar sempre atentas a sinais, que podem indicar possíveis problemas, tais como, corrimento de coloração amarelada, odor desagradável, coceira ou qualquer desconforto, que possa indicar alguma infecção chegando. É fundamental, que logo nos primeiros sintomas, você procure o seu ginecologista, afinal tudo que tratamos no início é mais fácil e rápido de resolver!

Alguns cuidados no dia a dia da sua PPKita ajudam a prevenir infecções. 

Bora falar um pouquinho sobre eles.

DUCHA higiênica dentro da PPK - NUNCA, JAMAIS, NA NA NI NA NÃO, NÃO faça isso!! (Salvo se for por orientação do seu ginecologista) A PPK é autolimpante!! Você deve higienizar, de preferência com sabonete específico para região íntima com PH apropriado, somente por fora dando atenção especial ao nosso querido “botãozinho do prazer”, o clitóris. Você sabia que ele tem um capuz (prepúcio) que o protege? Sim, ele é muito sensível e fica guardadinho embaixo do prepúcio... Aí que mora o perigo!! Se você não tiver atenção à essa região, levantando esse capuz e lavando com todo amor, carinho e capricho corre o risco de você tomar banho e a PPK ficar parecendo que não foi lavada, com um cheirinho nada agradável! Por baixo do capuz fica acumulada uma secreção branca, espessa e ligeiramente oleosa chamada Esmegma, que se forma naturalmente a partir da mistura de células mortas e secreções sebáceas. Sendo assim, bora caprichar na higiene da PPK, dando atenção ao clitóris, afinal ele é um uma “peça” importantíssima do nosso prazer... Ele merece esse carinho!!

PROTETOR diário de calcinha, NÃO!!!!!!! Vamos pensar juntas, a região já é abafada por natureza e você coloca mais uma barreira entre a calcinha e a PPK, como vai ficar? Mais bafada ainda, né? Sendo assim, só use em situações pontuais, não faça uso diário! Ah, mas eu fico o dia inteiro na rua, me sinto desconfortável, a calcinha fica molhada, etc... Leva outra calcinha na bolsa e troca!! Não piora o que já não é lá muito bom para saúde da sua Reginalda Luiza!! (Sim, demos esse nome carinhoso para PPK) Não abafa a coitadinha!!!!! Ambiente quente e úmido, porta aberta para infecção, lembra?

Óleo de Coco, um super aliado da saúde íntima! Óleo de coco é um coringa!! Você usa na comida, nos cabelos, na pele e claro, na Reginalda Luiza!! Ele é riquíssimo em ácido láurico, que possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, tornando o nosso óleo queridinho em hidratante, antifúngico e antibacteriano. Bom demais, né? Mas, presta atenção!!!!! Ele precisa ser 100 % PURO!!!!! Você pode passar todas as noites, após o seu banho, por toda a região, inclusive na região anal... O que é bom a gente passa logo em tudo!!! Use e abuse!!

CALCINHA, quanto MENOS usar, MELHOR!! Quando você conseguir desapegar da calcinha, vai perceber o quanto isso pode ajudar a sua PPK a ter uma vida mais saudável!! Não é pra sair por aí sem calcinha, né? Às vezes a gente até faz, mas deixa quieto!! 😁

Na hora de dormir, deixa a ppk respirar!! Durma sem calcinha, isso ajuda muito a manter o local ventilado, já que muitas mulheres passam o dia todo na rua, na maioria das vezes de calça formando mais uma barreira de aquecimento da região. Se pelo menos você conseguir dormir sem calcinha já vai ser muito bom... Agora se você  puder deixar a calcinha de lado, quando estiver em casa, além da hora de dormir, com aquela roupinha bem fresquinha, será maravilhoso!! Reginalda Luiza vai ficar feliz da vida!! O “ministério da Papo de Cumadre” adverte, deixar a PPK respirar faz bem para saúde!! 😍

Ah, mas eu não consigo ficar sem calcinha... Larga de ser apegada mulher!!! Tá bom,  se você ainda não consegue desapegar da calcinha, dê preferência à calcinha de algodão! Não precisa ser a calçola da vovó, mas que seja larguinha e confortável para o dia a dia. Quando você tiver aquele encontro com o boy ou quando você já sabe que vai ter festa com o maridão, aí você coloca a "calcinha de tirar"! Entendedoras entenderão! Mas na sua rotina, bora dar preferência à  calcinha que ajuda a manter o local minimamente ventilado ou se for possível, deixe a Reginalda Luiza livre, sem calcinha!!

XIXI depois do SEXO – Limpeza no canal vaginal!! É sobre isso minha amiga, trago verdades... No momento da relação sexual, nós trocamos fluidos e por termos a uretra mais curta, fica mais fácil a entrada de bactérias que podem estar pegando carona nesses fluidos. Daí a importância dessa prática, para expulsar qualquer oportunista que tenha aproveitado para entrar onde não deve!

NADA de ficar muito tempo com BIQUINI MOLHADO – Ambiente abafado e úmido, com biquini molhado, tem tudo para dar errado! Vai ficar mais úmido ainda e abafado pela própria anatomia e a cândida adora essa condição!! O fungo Cândida, causador da candidíase,  está presente no nosso corpo de forma natural e basta desequilibrar a flora vaginal para ela dar as caras... Aí começa aquela coceira irritante, ardência ao urinar, um horror!! Situação nada agradável, que a gente pode evitar!!

BOX NÃO é lugar para secar CALCINHA – O hábito de lavar a calcinha no banho, passado de geração a geração, pode acabar trazendo problemas de saúde. O erro não está em lavar a calcinha no banho e sim em deixá-la secando no box, um lugar constantemente úmido. Certamente a calcinha vai demorar mais para secar e por passar mais tempo naquele lugar úmido, propício para o desenvolvimento de bactérias, sua calcinha pode levar "um brinde" causando problemas na região íntima!! Horrível, né?! Sendo assim, deixa de preguiça e leva para o varal, junto com as outras roupas. Sua PPK agradece!😍

Cuidar da saúde de um modo geral é importantíssimo, mas o cuidado com a saúde íntima é fundamental. Sendo assim, cuide muito bem da sua PPK e vá regularmente ao ginecologista!! Lembre que ela é parte fundamental do seu prazer e merece esse carinho!!