O sexo está ficando para depois? A parceria tenta, mas você sempre dá um jeitinho de escapar? Tá constantemente com "dor de cabeça"? Com certeza, tem alguma coisa na sua rotina que não está funcionando muito bem e merece atenção!
A falta de libido pode acontecer em qualquer fase da vida, tanto das mulheres, como dos homens. Ela pode ser ocasionada por diversos fatores, tais como:
Hormônios desregulados - O desequilíbrio hormonal feminino, geralmente, é ocasionado pela diminuição do hormônio estrogênio e nos homens, pela diminuição de testosterona. Esses hormônios são responsáveis pela excitação física, permitindo que ocorra a lubrificação vaginal e a ereção. Quando estão em baixa no organismo, há pouco ou nenhum interesse por sexo. Nos homens, um dos sinais é a ausência de ereção ao acordar.
Problemas de saúde - Problemas de saúde, como pressão alta, diabetes, tireoide desregulada e depressão podem alterar a libido. Essas condições fazem com que algumas mulheres apresentem menor lubrificação vaginal, o que pode resultar em desconforto durante o sexo, reduzindo o desejo de transar. Nos homens, o diabetes descontrolado pode levar à disfunção sexual, afetando o ânimo para a relação.
Baixa autoestima - A insatisfação com o corpo, desconforto em despir-se para o outro, o excesso de cobrança com os estereótipos "ditados" pela sociedade, podem gerar insegurança na hora do sexo. Achar que não vai dar conta de satisfazer a parceria ou a dificuldade de falar com o outro sobre as suas preferências, também irão te jogar pra baixo. Vale lembrar que: Cada um é responsável pelo seu prazer!
Problemas no relacionamento - Problemas no relacionamento, como brigas, críticas, falta de confiança e falta de comunicação são questões que costumam ser "empurradas com a barriga" por vários casais. Esses problemas fazem com que o corpo reaja ao estresse, liberando adrenalina e cortisol, resultando na baixa da libido.
Problemas físicos - Problemas como vaginismo, bartolinite, prolapso, ressecamento vaginal, tornam a relação super dolorosa. Desta forma, a mulher acaba criando um "bloqueio" no desejo por medo do desconforto que irá sentir durante a relação sexual, preferindo se abster. A balanite (inflamação na glande) e a balanopostite (na glande e prepúcio) são as doenças que provocam ressecamento e rachaduras no pênis, diminuindo a vontade, pois a penetração fica desconfortável.
Consumo exagerado de bebida alcoólica - O álcool em excesso causa danos nos nervos ligados à ereção, causando a diminuição da libido. No momento em que a ordem é enviada pelo cérebro aos corpos cavernosos (estruturas de tecido erétil que contêm a maior parte do sangue do pênis durante a ereção) para que se encham de sangue, a mensagem não chega como deveria, logo, a ereção fica prejudicada.
Uso de Anticoncepcionais - O anticoncepcional pode apresentar diversos efeitos colaterais, entre eles, a diminuição do desejo sexual. Ele faz com que os ovários parem de liberar estrogênio e testosterona, que são hormônios sexuais. Sendo assim, eles tendem a reduzir a libido em diversos graus. Caso aconteça, existem outros métodos contraceptivos que não interferem no desejo. Converse, sempre, com o seu ginecologista.
Estresse - Se você anda muito estressado é bem provável que a sua vontade de transar desapareça. O estresse aumenta a produção do hormônio cortisol no corpo, inibindo o desejo sexual.
Menopausa - A menopausa traz uma série de mudanças no corpo feminino, dando sinais de que a mulher está envelhecendo. Isso pode causar reações negativas, como por exemplo achar que não é mais desejável e comprometer a libido. Problemas hormonais como ressecamento vaginal ou dor durante a penetração também podem acontecer nessa fase, mas tudo isso tem solução!!!! Em geral, quando a mulher chega na menopausa, de fato está avançando na idade, PORÉM, não precisa se achar incapaz de provocar desejo!! Tratamentos como cremes intravaginais à base de hormônios e hidratantes, trazem normalidade para essa fase da vida, o seu ginecologista irá te orientar. Nunca deixe de se sentir desejável, se ame, se cuide, pois você sempre será um mulherão!! Envelhecer faz parte do processo, ficar velha é opcional!!
No caso dos baixos níveis de testosterona e estrogênio, diagnosticados por meio de exames, a reposição hormonal pode ser indicada pelo médico. Lubrificantes íntimos ajudam a garantir a saúde da mucosa vaginal, reduzindo o desconforto. Exames de rotina em dia, para diagnosticar a tratar possíveis doenças.



0 Comments
Postar um comentário